Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBI prevê subida de 25% do lucro da Galp no quarto trimestre

Segundo os analistas do CaixaBI, a Galp terá alcançado um lucro de 114 milhões de euros no último trimestre de 2014, mais 25% que no mesmo período de 2013. Em comparação com o terceiro trimestre o lucro terá caído 5,6%.

Correio da Manhã
Miguel Prado miguelprado@negocios.pt 03 de Fevereiro de 2015 às 09:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O lucro da Galp Energia no quarto trimestre de 2014 terá crescido 25% face ao mesmo período do ano anterior, alcançando os 114 milhões de euros, segundo a estimativa dos analistas do banco Caixa BI. Face ao terceiro trimestre o resultado terá caído 5,6%.

 

O CaixaBI prevê que a Galp apresente, na próxima segunda-feira, um EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) para o quarto trimestre de 364 milhões de euros. Um valor que traduz um crescimento de 34% em termos homólogos, mas uma deterioração de quase 4% face ao terceiro trimestre.

 

Numa nota de análise a que o Negócios teve acesso, o Caixa BI realça que a Galp "já divulgou alguns dos mais importantes indicadores no seu "Trading Update", dos quais o banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos destaca o aumento na margem de refinação de referência para 2,9 dólares por barril.

 

"Segundo as nossas estimativas, a área de refinação e manutenção deve ser a estrela do trimestre, com a companhia a tirar partido das robustas margens de refinação e de uma produção maior para aproveitar este ambiente positivo", refere o Caixa BI. Ainda assim, os analistas estimam que do terceiro para o quarto trimestre a margem própria da Galp tenha recuado de 5,6 para 5,4 dólares por barril. 

 

O Caixa BI também sublinha o contributo do negócio de produção de petróleo. Mas aqui, explica a nota dos analistas, "a queda nos preços do petróleo deverá ter mais do que anulado o aumento dos volumes [produzidos]". "Consequentemente, estimamos um declínio no lucro operacional da divisão de "upstream" [exploração e produção de petróleo] face ao trimestre anterior".

 

A Galp Energia apresenta os seus resultados de 2014 na próxima segunda-feira, 9 de Fevereiro, antes da abertura da bolsa de Lisboa.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

 

Ver comentários
Saber mais Galp resultados lucro previsão Caixa BI
Mais lidas
Outras Notícias