Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBank encaixa 1.322 milhões com venda de acções

O banco catalão vendeu esta quinta-feira em colocação acelerada 585 milhões de acções próprias, correspondentes a 9,9% do capital social. O valor vai ser usado para financiar a OPA do BPI.

Gonzalo Gortazar caixabank
Reuters
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 23 de Setembro de 2016 às 09:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
O CaixaBank vendeu esta quinta-feira, 22 de Setembro, 585 milhões de acções próprias a investidores qualificados, correspondentes a 9,9% do capital social do banco, comunicou a instituição à CNMV, o regulador espanhol dos mercados. 

Ao preço de alienação por título de 2,26 euros, o valor obtido com a venda foi de 1,322 milhões de euros, que serão agora usados para financiar a oferta pública de aquisição do BPI.

Os 585 milhões de euros incluem cerca de 380 milhões de euros provenientes da venda de acções colocadas junto de dois investidores institucionais, especifica o banco. De acordo com o Cinco Dias, esses investidores são a Mutua Madrileña e o multimilionário mexicano Carlos Slim, através da Inbursa. 

Depois da operação, a Mutua Madrileña ficou com 2,13% do Caixabank  (uma compra avaliada em 280 milhões de euros), pasando a ser o segundo accionista de referência do Caixabank, depois da Criteria Caixa. A Inbursa, de Carlos Slim, investiu 100 milhões de euros por uma participação de cerca de 1%, reforçando a pequena fatia que detinha na companhia (0,18% à data de 29 de Julho).

A venda da participação total de 9,9% foi feita a um desconto por título de 3,67% em relação ao preço de fecho (que tinha sido de 2,422 euros).

Com o produto da alienação, a instituição espera financiar a compra do banco liderado por Fernando Ulrich, os 55% do capital que ainda não detém e cuja aquisição está avaliada em 900 milhões de euros. O Negócios noticia esta sexta-feira que Isabel dos Santos pode vir a ganhar 66 milhões de euros com a alienação da sua posição no banco.

Os títulos - comprados à Criteria Caixa através de um programa de troca de activos anunciado em Dezembro - foram vendidas através de colocação acelerada pelo JP Morgan e pelo Morgan Stanley.

As acções do CaixaBank caem 3,07% para 2,27 euros enquanto as do BPI seguem inalteradas nos 1,13 euros, abaixo dos 1,134 euros propostos pelo banco catalão na oferta revista esta semana.

(Notícia actualizada às 11:21 com informação acrescida sobre reforço de Carlos Slim)
Ver comentários
Saber mais economia negócios e finanças Informação sobre empresas caixabank bpi
Mais lidas
Outras Notícias