Banca & Finanças CaixaBank estuda aumento de capital devido à OPA ao BPI

CaixaBank estuda aumento de capital devido à OPA ao BPI

Caso a instituição financeira espanhola consiga reforçar para 70% no capital do BPI verá o seu rácio de solvência baixar para 10,4%.
CaixaBank estuda aumento de capital devido à OPA ao BPI
Reu
Negócios 20 de abril de 2016 às 07:56

O CaixaBank está a estudar a possibilidade de avançar com um aumento de capital para financiar a oferta pública de aquisição que lançou sobre o Banco BPI, noticia o jornal Expansion esta quarta-feira, 20 de Abril.

 

A possibilidade não se coloca para já, uma vez que se a OPA avançar só deverá estar concluída no terceiro trimestre. Segundo a mesma fonte, caso tivesse sido concretizado o acordo com a Santoro de Isabel dos Santos, o Caixabank  teria de avançar de imediato com o aumento de capital para financiar a compra dos 18% detidos pela empresária angolana.

 

O CaixaBank detém 44% do BPI e poderá assim ao longo dos próximos meses colocar no mercado a operação de reforço de capital.

 

Actualmente o rácio de solvência do banco espanhol é de 11,55%, que baixará para 10,4% caso reforce a posição no BPI para 70%. No cenário de passar a controlar a totalidade do capital da instituição financeira portuguesa o rácio descerá para 10,1%.

 

Um nível de capitais próprios que não seria bem recebido pelos investidores e sobretudo pelos reguladores.  

 

 

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI