Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBank tem 44,1% do Banco BPI. Quem são os outros accionistas?

O banco espanhol é o principal accionista do Banco BPI. Isabel dos Santos detém 18,6%.

Alexandra Machado amachado@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2015 às 07:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

O CaixaBank é o maior accionista do Banco BPI. Detém 44,1%, sendo-lhe imputável 44,29% dos direitos de voto.

 

Além do banco espanhol, há mais dois accionistas de referência no capital do BPI. É a empresária angolana Isabel dos Santos, detentora de 18,6% do capital, e a seguradora Allianz, com 8,4%. No total estes três accionistas detêm 71,1% do capital do Banco BPI.

 

Para que a oferta seja bem sucedida não precisam de vender as suas acções, já que a condição de eficácia é de um pouco mais de 50%. Ou seja, o CaixaBank quer adquirir pelo menos 5,9%.

 

Podem, no entanto, ser importantes nas votações em assembleia-geral, nomeadamente a da alteração de estatutos que requer a aprovação de dois terços do capital presente. Mas que neste ponto em concreto, de desblindagem dos estatutos, obriga à votação de 75% do capital. No entanto, o histórico recente do BPI é a de forte participação nas assembleias-gerais dos accionistas. Na última esteve presente 85% do capital. 

 

De acordo com dados disponibilizados no "site" do banco, o BPI tinha em Junho último 22.166 accionistas, sendo 21.645 particulares, detentores de 12,4% do capital. 521 eram investidores institucionais que detinham a maior parte do capital.

 

 

Ver comentários
Saber mais Caixabank BPI Isabel dos Santos
Outras Notícias