Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBI estima prejuízos de 315 milhões no BES até Setembro

Face ao segundo trimestre deste ano, quando o banco apresentou prejuízos surpresa, a evolução deve ser positiva, mas o contexto macro deverá continuar a penalizar a actividade do banco.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 21 de Outubro de 2013 às 20:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...

O CaixaBI estima que o Banco espírito Santo tenha chegado a Setembro com um resultado líquido negativo de 315 milhões de euros no acumulado do ano, o que compara com lucros de 90,4 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

 

Na análise trimestral, as estimativas do CaixaBI apontam para resultados líquidos negativos de 77,5 milhões de euros entre Julho e Setembro deste ano, o que compara com lucros de 64,9 milhões de euros no mesmo período do ano passado e prejuízos de 175,4 milhões de euros no segundo trimestre deste ano.

 

“Apesar de perspectivarmos uma tendência positiva entre [o segundo e terceiro] trimestres [deste ano], sobretudo na margem financeira e descida das provisões, o contexto macro-económico em Portugal deve continuar a penalizar a rentabilidade do BES”, refere o analista André Rodrigues numa nota de “research” publicada esta segunda-feira.

 

Os resultados do BES sofrem com o impacto da queda da margem financeira, com o CaixaBI a estimar uma descida de 19% nos primeiros nove meses do ano e das provisões para crédito mal parado, que se terão agravado para 767,8 milhões de euros até Setembro.

 

Tendo em conta apenas o terceiro trimestre, as provisões para crédito terão ficado em 214,7 milhões de euros, o que representa uma queda de 41,3% face ao valor “anormal” verificado no segundo trimestre.

 

Para o CaixaBI, este nível “anormal” de provisões registadas no segundo trimestre (366 milhões de euros) ficou a dever-se a uma antecipação das provisões para a totalidade do ano, devido à revisão da qualidade das carteiras de crédito efectuada pelo Banco de Portugal.

 

Por isso, o nível do novo crédito mal parado a registar no terceiro trimestre será um dos principais tópicos a acompanhar nos resultados que o BES vai divulgar a 25 de Outubro, diz o CaixaBI.

 

O banco ter uma recomendação de acumular para o BES, com um preço-alvo de 0,95 euros.   

 

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

  

Ver comentários
Saber mais André Rodrigues BES Banco de Portugal CaixaBI
Outras Notícias