Tecnologias Poderá Jack Dorsey liderar em simultâneo o Twitter e a Square?

Poderá Jack Dorsey liderar em simultâneo o Twitter e a Square?

A rede social de micromensagens já terá escolhido o sucessor de Dick Costolo na presidência executiva da empresa. Segundo a Re/code, será o actual CEO interino, Jack Dorsey, quem dirigirá a empresa.
A carregar o vídeo ...
Bloomberg TV Carla Pedro 01 de outubro de 2015 às 01:40

No passado dia 11 de Junho, o então presidente executivo do Twitter, Dick Costolo, anunciou a sua saída do cargo. A substituí-lo interinamente, desde 1 de Julho, ficou o "chairman" da empresa, Jack Dorsey.

 

Dorsey manter-se-á como CEO "até a empresa encontrar um substituto", anunciou ainda em Junho a tecnológica norte-americana. Ao longo destes três meses muito se questionou o mercado sobre quem ficaria definitivamente com as rédeas da empresa. E agora a Re/code avança, citada pela Bloomberg, que será mesmo Dorsey a ocupar esse cargo.

 

Acontece que, nestes três meses, Jack Dorsey acumulou o cargo de CEO e de "chairman" do Twitter… mas não só. É que este gestor de 38 anos é igualmente responsável pelo leme da Square – empresa de pagamentos por telemóvel da qual é co-fundador.

 

Será que conseguirá acumular as presidências executivas do Twitter e da Square? Analistas e investidores aguardam novos desenvolvimentos.

No passado dia 28 de Julho, o Twitter anunciou os seus resultados do segundo trimestre, tendo reportado um aumento das receitas e dos lucros, com números que ficaram acima do esperado.

 

No entanto, numa teleconferência através da aplicação Periscope, do Twitter, não se auto-congratulou nem se debruçou sobre as conquistas do passado, preferindo falar das deficiências da rede social.  Essa sinceridade fez desvalorizar as acções, que chegaram a perder mais de 7%, mas Dorsey ganhou a confiança dos investidores, sublinhava na altura a Bloomberg.


Jack Dorsey e o director financeiro da empresa, Anthony Noto, disseram que o crescimento do número de utilizadores só será reforçado quando a rede social conseguir chegar a um mercado de massas – algo que exigirá um misto de melhoria do produto e de marketing.

 

Recorde-se que Dick Costolo decidiu abandonar a presidência executiva do Twitter numa altura em que a tecnológica tenta definir a sua visão e estratégia de produto, depois de ter feito a entrada na bolsa nova-iorquina, no dia 7 de Novembro de 2013, com um preço de arranque de 26 dólares. Apesar de ter deixado de ser CEO, Costolo mantém-se no conselho de administração da rede social de "microblogging".

Como tudo começou

O primeiro tweet foi escrito por Jack Dorsey, a 21 de Março de 2006. Esta rede teve uma forte popularidade desde o seu nascimento. Começou por ser um projecto de investigação e desenvolvimento dentro da Obvious, uma pequena "start-up" de São Francisco – sendo que o nome original do produto era twttr, inspirado numa outra rede social, a Flickr.

 

Inicialmente, o Twitter funcionava apenas internamente, na rede da Obvious, mas em Outubro de 2006 foi oficialmente lançado ao público.

 

O Twitter permite escrever mensagens até 140 caracteres, mas desde Agosto que têm corrido muitas informações dando conta da intenção da rede social de aumentar esse limite.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI