Empresas Carlos Tavares entre os 100 melhores CEO do mundo

Carlos Tavares entre os 100 melhores CEO do mundo

O português Carlos Tavares, que lidera o grupo PSA, entrou para a lista dos 100 melhores CEO do mundo elaborada pela Harvard Business Review. O gestor português surge na 64.ª posição.
Carlos Tavares entre os 100 melhores CEO do mundo
Negócios 27 de outubro de 2019 às 11:00

A Harvard Business Review divulgou a lista dos 100 melhores CEO de todo o mundo, coroando Jensen Huang, da Nvidia, como o líder do "ranking". O português Carlos Tavares, que dirige o grupo PSA, entrou para o grupo, ocupando a 64.ª posição.

Huang ascende ao topo da tabela por troca com Pablo Isla, da Inditex, que deixou o cargo de CEO para assumir a posição de "chairman" na dona da Zara.

Na segunda posição surge Marc Benioff, da Salesforce.com, que sobe quatro lugares. Desde agosto do ano passado que Benioff partilha a liderança da empresa com Keith Block, que assumiu o cargo de co-CEO.

A fechar o pódio encontra-se François-Henri Pinault, da Kering, que sobe um lugar graças à exclusão de Pablo Isla e à queda de Bernard Arnaut, da LVMH, da terceira para a décima posição.

Carlos Tavares estreia-se no "ranking" e é o melhor CEO de fabricantes automóveis.

A Harvard Business Review analisou 883 CEO de 876 empresas que integram o índice S&P Global 1200, excluindo os gestores que ocupam o cargo há menos de dois anos.

O desempenho dos gestores é feito analisando várias métricas, que incluem o retorno total para os acionistas desde que assumiram o cargo e a variação na capitalização bolsista. São também consideradas variáveis não financeiras, nomeadamente ambientais, sociais e de "governance".

TOP 10

1 Jensen Huang (Nvidia)

2 Marc Benioff(Salesforce.com)

3 François-Henri Pinault (Kering)

4 Richard Templeton (Texas Instruments)

5 Ignacio Galán (Iberdrola)

6 Shantanu Narayen (Adobe)

7 Ajay Banga (Mastercard)

8 Johan Thijs (KBC)

9 Satya Nadella (Microsoft)

10 Bernard Arnaut (LVMH)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI