Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Central Banco de Investimento encerra departamento de «research»

O Central Banco de Investimento (CBI) encerrou o seu departamento de «research», no âmbito do plano de contenção de custos delineado pela instituição bancária, segundo apurou o Negocios.pt.

João Mata 07 de Setembro de 2001 às 15:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O Central Banco de Investimento (CBI) encerrou o seu departamento de «research», no âmbito do plano de contenção de custos delineado pela instituição bancária, segundo apurou o Negocios.pt.

Fonte próxima do processo adiantou ao Negocios.pt que «esse departamento ("research") já não está a funcionar», apontando como causa os despedimentos previstos no plano de reestruturação do CBI.

O CBI [CNIN] anunciou, após a apresentação dos seus resultados semestrais, a implementação de um «plano de reequilíbrio de exploração», que prevê a «redução de efectivos em um terço (33,33%)», bem como a redução das instalações no Porto, a concentração de alguns serviços prestados na sede do banco, em Lisboa, e ainda a diminuição em 40% dos custos com serviços e fornecimentos de terceiros.

Esta medida esteve relacionada com os prejuízos de 12,9 milhões de euros (2,599 milhões de contos) obtidos nos primeiros seis meses do ano, que comparam com os lucros de 10,68 milhões de euros (2,14 milhões de contos) atingidos no período homólogo.

Os custos de funcionamento, incluindo amortizações, agravaram-se em 76,7%, para um total de 7,99 milhões de euros (1,6 milhões de contos), devido ao «aumento da estrutura de recursos humanos e dos investimentos realizados a nível de sistemas de suporte à actividade», de acordo com o banco.

O plano de reestruturação posto em prática pelo CBI visa atingir, no primeiro trimestre de 2000, um «cash-flow» positivo, bem como uma situação de equilíbrio na conta de exploração.

As acções do CBI encerraram ontem a perder 3% para os 6,47 euros (1.297 escudos), não tendo transaccionado ainda na sessão de hoje.

Mais lidas
Outras Notícias