Tecnologias Presidente executivo da Google recebe 178 milhões de euros em acções

Presidente executivo da Google recebe 178 milhões de euros em acções

Sundar Pichai, na Google há mais de 11 anos, tornou-se no executivo mais bem pago através de lotes de acções, estima a Bloomberg. Mais: se ficar até 2019, a carteira vai sendo recheada trimestralmente com novos títulos.
A carregar o vídeo ...
Paulo Zacarias Gomes 08 de fevereiro de 2016 às 17:44

Se dentro de alguns meses pesquisar na internet "quem é o CEO mais bem pago do mundo", pode acontecer que o motor de busca – que eventualmente será o Google – lhe responda que o feliz contemplado está ali mesmo, em casa.

 

É que Sundar Pichai, o presidente executivo da tecnológica norte-americana, recebeu como parte da sua remuneração um lote de acções da empresa-mãe da Google (a Alphabet) avaliadas em cerca de 199 milhões de dólares (178 milhões de euros). O anúncio foi feito esta sexta-feira, 5 de Fevereiro, através de comunicação da empresa ao regulador de mercados dos Estados Unidos, a Securities and Exchange Commission (SEC).

 

O lote de 273.328 títulos da classe C – série que começou a ser emitida em Abril de 2014 – entra assim na carteira de Pichai, tornando-se no executivo mais bem pago através de acções da empresa, segundo a Bloomberg, e um dos mais bem pagos do mundo. Mais: se se mantiver no cargo até 2019, a carteira ficará mais recheada com novos títulos a cada trimestre.

Pichai, de 43 anos, tornou-se líder da Google em Agosto do ano passado. Está na empresa há mais de 11 anos, onde supervisionou o desenvolvimento de produtos como o Google Drive ou Google Chrome.

 

Além de Sundar, a co-fundadora do motor de busca, Diane Greene, também recebeu 38,3 milhões de euros em acções da companhia-mãe, que junta aos 132,5 milhões de euros encaixados aquando da venda da sua empresa, a Bebop Technologies, de que era fundadora.

 

Os títulos da Alphabet recuam 1,08% para 696,48 dólares, numa sessão em que o sector tecnológico é o mais castigado nas praças de Nova Iorque, com o índice Nasdaq a perder mais de 2% e a reflectir, de acordo com os analistas, as elevadas valorizações das empresas desta área de negócio.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI