Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CGD vai pagar 210 milhões de euros em juros ao Estado até 2017

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos afirmou esta terça-feira que a instituição espera pagar ao Estado 210 milhões de euros em juros dos instrumentos de capital convertível subscritos na operação de capitalização do banco.

Lusa 05 de Fevereiro de 2013 às 20:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

José de Matos, que falava durante uma audição na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, explicou que os juros que a CGD espera pagar ao Estado com estes instrumentos são calculados partindo do princípio que se mantém o calendário previsto de reembolso, sem maiores antecipações, dos 900 milhões de euros que o Estado subscreveu neste tipo de instrumentos.

 

O plano de recapitalização da CGD prevê ainda reembolsar 50 milhões de euros neste tipo de instrumentos, também conhecidos como 'Cocos', já este ano, a que se seguirão mais 100 milhões de euros em 2014 e outros 250 milhões de euros em 2015, pretendendo terminar o reembolso total em 2017.

 

O responsável demonstrou ainda vontade de reembolsar mais rapidamente o investimento do Estado, mas diz que este tem de ser gradual e que a capacidade de gerar resultados nos próximos anos poderá limitar esta possibilidade, mas ainda assim espera que os reembolsos possam ser acelerados.

 

"À medida que os resultados da Caixa Geral de Depósitos melhorarem podermos então acelerar o reembolso dos 'Cocos' e terminar o seu reembolso no máximo em 2017", disse.

 

O banqueiro explicou também que nos dois primeiros anos da subscrição destes instrumentos de capital convertível os juros - que começam nos 8,5% - aumentarão em 0,25 pontos percentuais, e que nos dois anos seguintes mais 0,5 pontos percentuais, sempre por cada ano.

Ver comentários
Saber mais CGD Caixa Geral de Depósitos José de Matos
Outras Notícias