Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Chamadas em roaming na União Europeia ficam mais baratas

As chamadas telefónicas em 'roaming' na União Europeia vão ser mais baratas a partir de hoje, com Bruxelas a estimar uma poupança para os clientes na ordem dos 75% em relação às tarifas de 2007.

Chamadas em roaming na União Europeia ficam mais baratas
Lusa 01 de Julho de 2012 às 17:07
  • Partilhar artigo
  • ...
De acordo com a Comissão Europeia, que já vinha há algum tempo a defender uma redução no preço cobrado pelas chamadas no estrangeiro, este ano os europeus vão gastar cerca de cinco mil milhões de euros em serviços de 'roaming', uma poupança de 14 mil milhões de euros face ao valor praticado há cinco anos.

Os novos preços, acordados recentemente entre o Conselho de Ministros da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu, estipulam um limite de 29 cêntimos por minuto nas chamadas feitas, valor a que acresce a taxa de IVA.

Nos serviços de dados, passa a haver um limite de 70 cêntimos por megabyte.

Estas medidas são as primeiras de uma série que visa reduzir progressivamente as tarifas máximas, acabando por conduzir a um sistema que introduzirá no mercado possibilidades de escolha, concorrência e novos acordos vantajosos em matéria de 'roaming', revela Bruxelas.

Até 2014, os preços sofrerão mais cortes: o custo máximo do carregamento de dados baixará para 20 cêntimos por megabyte, mais IVA, "o que representa uma poupança de 90 por cento em relação a muitas tarifas atuais".



Ver comentários
Outras Notícias