Empresas Chinesa Fosun vai ser dona de 30% do mercado segurador português após ganhar Caixa Seguros

Chinesa Fosun vai ser dona de 30% do mercado segurador português após ganhar Caixa Seguros

O grupo chinês Fosun International Limited é o vencedor da privatização da Caixa Seguros, ficando a controlar quase um terço do mercado segurador português. Pelo menos 80% da Fidelidade, maior companhia nacional, passa para mãos chinesas. CGD arrecada mil milhões.
Chinesa Fosun vai ser dona de 30% do mercado segurador português após ganhar Caixa Seguros
Miguel Baltazar/Negócios
Maria João Gago 09 de janeiro de 2014 às 15:18

Os chineses da Fosun saíram vencedores do concurso de privatização da Caixa Seguros, a “holding” seguradora da Caixa Geral de Depósitos, derrotando os norte-americanos da Apollo Global Management. Com esta decisão, tomada esta quinta-feira, 9 de Janeiro, em Conselho de Ministros, o grupo chinês passa a controlar cerca de 30% do mercado segurador português.

 

Além de passar a ser o maior operador de seguros em Portugal, a Fosun fica dona da maior companhia portuguesa, a Fidelidade, cuja quota de mercado global era superior a 26% no final de Setembro do ano passado. Além dos 80% que vai adquirir nesta seguradora, o grupo chinês fica com 80% da seguradora se saúde Multicare e da companhia se assistência em viagem Cares.

 

Com a privatização da Caixa Seguros, a Caixa Geral de Depósitos reduz a sua participação nas três seguradoras a 15%. É que além dos 80% das companhias que a Fosun se propõe adquirir, os trabalhadores de cada empresa têm a possibilidade de comprar uma fatia de mais 5%. E as acções destes lotes que sobrarem serão adquiridas pelo vencedor da privatização.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI