Energia CM: Américo Amorim recebe 131 milhões da Galp na Holanda

CM: Américo Amorim recebe 131 milhões da Galp na Holanda

A petrolífera pagou seis milhões de euros aos seus administradores no ano passado. Tal como em anos anteriores, Américo Amorim abdicou do seu salário em favor da Fundação Galp.
CM: Américo Amorim recebe 131 milhões da Galp na Holanda
Paulo Duarte/Negócios
Negócios 06 de abril de 2016 às 09:58

O maior accionista da Galp vai receber mais de 131 milhões de euros em dividendos da petrolífera via Holanda. A remuneração vai ser recebida através da sua empresa - a Amorim BV com sede em Amesterdão. Na Holanda, as holdings não pagam impostos sobre os dividendos que recebem das suas filiais. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã esta quarta-feira, 6 de Abril.

Caso a holding de Amorim tivesse sede em Portual a fiscalidade sobre os dividendos que o empresário recebia da Galp era a mesma. Nas participações superiores a 10%, as "holdings" beneficiam da regra conhecida por "participation exemption". 


Tal como em anos anteriores, Américo Amorim, também o homem mais rico de Portugal, abdicou do seu salário como presidente não executivo em favor da Fundação Galp.

A petrolífera distribuiu pelos seus administradores quase seis milhões de euros no ano passado. O presidente executivo, Carlos Gomes da Silva, ganhou 1,3 milhões de euros. O anterior presidente executivo, Ferreira de Oliveira, que saiu em Abril, teve uma remuneração de 1,1 milhões de euros.

No total, os administradores executivos e não executivos da empresa ganharam mais 12,5% em 2015, para 5,96 milhões de euros.

A Galp registou um resultado líquido ajustado de 639 milhões de euros em 2015, o que correspondeu a uma subida de 71,5% face aos 373 milhões de euros no ano anterior.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI