Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CNE autoriza compra da Enel Viesgo pela E.ON

A Comissão Nacional de Energia (CNE) espanhola autorizou a eléctrica alemã E.ON a comprar 100% do capital da Viesgo, eléctrica detida pela Enel. Esta aquisição foi acordada entre a E.ON e a Enel e a Acciona, depois da "utility" germânica ter desistido da

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 04 de Dezembro de 2007 às 18:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Comissão Nacional de Energia (CNE) espanhola autorizou a eléctrica alemã E.ON a comprar 100% do capital da Viesgo, eléctrica detida pela Enel. Esta aquisição foi acordada entre a E.ON e a Enel e a Acciona, depois da "utility" germânica ter desistido da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Endesa.

Em comunicado, o Conselho de Administração da CNE anunciou que autorizou a compra da eléctrica Viesgo pela E.ON. No início do mês Abril, a eléctrica alemã chegou a acordo com a Enel e com a Acciona, que em conjunto detêm 24,9% da Endesa.

Para evitar uma "situação de bloqueio" na eléctrica espanhola, a E.ON desistiu da OPA e a Enel e a Acciona comprometera-se, caso ganhassem o controlo da Endesa, a vender  activos em Espanha, Itália e França à eléctrica alemã. Na altura ficou acordado que a E.ON iria adquirir a Viesgo, em Espanha e, em França e em Itália, a empresa alemã ficaria com os activos da Endesa nestes dois mercados.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias