Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Comissária da Concorrência Neelie Kroes diz estar satisfeita com decisão do Tribunal

A Comissária da Concorrência Neelie Kroes, num discurso em reacção à decisão do Tribunal que confirmou o chumbo à aquisição da GDP pela EDP e ENI, disse estar satisfeita com a decisão. Kroes afirma que este tipo de fusões pode resultar em preços mais elev

Pedro Carvalho pc@mediafin.pt 21 de Setembro de 2005 às 11:38
  • Partilhar artigo
  • ...

A Comissária da Concorrência Neelie Kroes, num discurso em reacção à decisão do Tribunal que confirmou o chumbo à aquisição da GDP pela EDP e ENI, disse estar satisfeita com a decisão. Kroes afirma que este tipo de fusões pode resultar em preços mais elevados para os consumidores nacionais e para os utilizadores industriais.

Discurso de Neelie Kroes publicado no «site» da Comissão Europeia:

«Estou satisfeita com esta decisão, que ilustra a eficiência no controlo das fusões por parte das União Europeia em lidar com transacções complexas e prevenindo fusões que iriam neutralizar os efeitos da liberalização do mercado».

«O julgamento do Tribunal confirma os padrões que devem ser seguidos nas fusões que envolvem os incumbentes do sector eléctrico».

«Este tipo de fusões pode resultar em preços mais elevados para os consumidores nacionais e para os utilizadores industriais e, logo, resultar numa perda de competitividade para toda a economia».

«Não é aceitável para os consumidores num estado-membro que paguem um preço para uma companhia se tornar num "player" de maior dimensão noutros estados membros».

«A decisão mostra que nestes casos é essencial que as pretensões das empresas incorporem remédios de forma a garantir uma concorrência suficiente às outras empresas».

«Assegurar uma concorrência efectiva no mercado de energia europeu continuará a ser uma prioridade para mim».

«A Comissão também vai ter em conta o acórdão de hoje no seu inquérito para avaliar a compra da MOL pela E.On».

Ver comentários
Outras Notícias