Notícia
Concessionárias facturaram 1,4 mil milhões em 2010
As concessionárias de auto-estradas e parques de estacionamento em Portugal facturaram 1.420 milhões de euros em 2010, mas devido às perspectivas desfavoráveis para a economia portuguesa a facturação destas empresas deverá crescer abaixo de 1% este ano.

Em relação à evolução do tráfego, acrescenta, 2010 contabilizou uma média diária de cerca de 20.600 veículos nas vias geridas pelas sociedades pertencentes à Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Auto-estradas ou Pontes com Portagens, uma quebra de cerca de 2% face a 2009.
Em 2010, continua a consultora, "observou-se uma desaceleração do crescimento do negócio, num contexto de congelação das tarifas e de um aumento muito discreto da rede gerida pelas concessionárias".
A DBK destaca ainda, relativamente às previsões para o sector, que a necessidade de desenvolver novas infra-estruturas em Portugal e o abrandamento do sector daconstrução "tornam a gestão das infra-estruturas rodoviárias em regime de concessão muito atractiva para grupos de construção e financeiros".
Em 2011 estarão concluídas obras de construção de 370 quilómetros de novas auto-estradas, na sua maior parte correspondentes a vias com portagens.
No entanto, avança, "as perspectivas desfavoráveis para a economia portuguesa em 2011 afectarão negativamente o volume de negócios das concessionárias de auto-estradas, de modo que, apesar de haver uma maior oferta, se estima que a facturação cresça abaixo dos 1%".
Em Portugal existem 25 empresas concessionárias de auto-estradas, apesar de apenas 15 terem gerado uma facturação significativa em 2010. De acordo com a DBK, existe uma forte concentração da oferta, com as cinco primeiras empresas deste mercado a contribuírem, em 2010, com 67% da facturação total.