Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Concurso das eólicas resolvido em Outubro

O concurso para a atribuição de potência eólica deverá estar resolvido em Outubro, avança hoje a edição do “Diário de Notícias”. A escolha do vencedor está prevista para a segunda semana do próximo mês, com as negociações entre o júri e os dois consórcios

Negócios negocios@negocios.pt 22 de Setembro de 2006 às 10:31
  • Partilhar artigo
  • ...

O concurso para a atribuição de potência eólica deverá estar resolvido em Outubro, avança hoje a edição do "Diário de Notícias". A escolha do vencedor está prevista para a segunda semana do próximo mês, com as negociações entre o júri e os dois consórcios que passaram à fase final (da EDP e da Galp) a continuarem até ao fim deste mês.

As propostas finais deverão ser entregue até dia 28 de Setembro. Seguem-se 10 dias de audiências prévias até à decisão final por parte do júri. O que atira o anúncio para Outubro.

O processo para a atribuição de cerca de mil megawatts de potência eólica motivou o protesto dos dois consórcios afastados das negociações. A Iberdrola (do agrupamento Novas Energias Ibéricas) interpôs mesmo uma providência cautelar em tribunal para impugnar o concurso.

A questão só foi resolvida depois do ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, ter declarado o concurso como sendo de "interesse nacional" o que levou à revogação do efeito suspensivo da providência cautelar. O governante pondera mesmo pedir uma indemnização às empresas pelo atraso no concurso.

Paralelamente, o agrupamento Ventonorte (Unión Fenosa/Enel) apresentou um recurso hierárquico junto do Ministério da Economia, a pedir a reavaliação da proposta.

Outras Notícias