Construção Concursos e contratos de obras públicas somam quebras em 2018

Concursos e contratos de obras públicas somam quebras em 2018

Depois de terem tocado máximos de seis anos em 2017, os principais indicadores relativos às obras públicas prosseguem no vermelho pelo segundo mês consecutivo. A excepção volta a ser a modalidade de ajuste directo.
Concursos e contratos de obras públicas somam quebras em 2018
Reuters
Negócios 02 de abril de 2018 às 12:42

O valor dos concursos de empreitadas de obras públicas voltou a cair em Fevereiro, acumulando uma quebra homóloga de 58% nos dois primeiros meses de 2018, equivalente a 178 milhões de euros.

 

No barómetro divulgado esta segunda-feira, 2 de Abril, a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) frisa que "este é o segundo mês com variações homólogas acumuladas negativas no volume de obras levadas a concurso, algo que não sucedia desde Dezembro de 2015, ou seja, há mais de dois anos".

 

As más notícias para o sector prosseguem ao nível do volume total de contratos celebrados em Janeiro e Fevereiro, a rondar os 226 milhões de euros, que correspondem também a uma redução de 13% em relação a igual período do ano passado.

 

"Apesar da queda nos volumes contratados ser significativamente inferior à verificada nos concursos promovidos, o diferencial entre ambos continua a ser bastante expressivo, superando 1,5 mil milhões de euros ao longo dos últimos 12 meses, ou seja, apenas foi celebrada a contratação de um euro por cada 2,29 euros de concursos de empreitadas de obra públicas anunciados", lê-se no barómetro.

 

Tal como acontecera no arranque de 2018, o único item analisado por esta associação industrial, liderada por Manuel Reis Campos, que não está no vermelho continua a ser o dos ajustes directos. Um total de 81 milhões de euros já entrou em contratos nesta modalidade, ficando 1% acima do valor de 2017.

 

Analisados em termos homólogos, quer os dados dos concursos promovidos quer os dos contratos celebrados acabam por ser prejudicados pelo comparativo com o ano passado. É que, como mostraram os dados finais reportados no Observatório das Obras Públicas, 2017 tinha sido o melhor dos últimos seis anos no que diz respeito aos concursos de empreitadas de obras públicas.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI