Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Conselho de administração da PT considera que a “golden share” não se aplica

O Conselho de Administração da Portugal Telecom (PT) considera que o uso da "golden share" para chumbar a proposta da Telefónica para a compra da Vivo não se aplica, apurou o Negócios. Já antes da reunião de hoje, a PT defendeu que a "golden share" não teria "voto" na matéria.

Negócios negocios@negocios.pt 30 de Junho de 2010 às 18:39
  • Partilhar artigo
  • 13
  • ...
O Conselho de Administração da Portugal Telecom (PT) considera que o uso da “golden share” para chumbar a proposta da Telefónica para a compra da Vivo não se aplica, apurou o Negócios. Já antes da reunião de hoje, a PT defendeu que a “golden share” não teria “voto” na matéria.

Na avaliação da PT, o uso da “golden share” não se aplica neste caso, mas a leitura do presidente da mesa da AG, que é independente do conselho de administração, foi oposta.

Hoje o Estado exerceu o direito de veto através da participação que detém na PT. Algo quer foi duramente criticado por vários intervenientes. Se por um lado criticaram o facto do Estado ter accionado a golden share para vetar o negócio, por outro criticaram o presidente da mesa da assembleia geral, Menezes Cordeiro, por ter autorizado que esse direito fosse exercido.

Menezes Cordeiro considera que “não há qualquer fundamento” para Telefónica impugnar utilização da ‘golden share’, garantindo ainda que uma decisão do Tribunal Europeu a condenar esta acção “não terá efeitos retroactivos”. Menezes Cordeiro disse ainda que se “trata de uma questão fundamental para a PT”. Isto porque com a venda da Vivo “a PT ficaria efectivamente diferente”. É uma questão “fundamental para a PT e nessas circunstâncias fazia todo o sentido perguntar ao Estado” qual a sua posição.

“Tenho a certeza absoluta, tanta quanto a que se pode ter em direito”, que o uso da "golden share" não é ilegal, tendo sido ouvidos vários especialistas e foram unânimes nesta leitura, acrescentou o responsável.

Ver comentários
Outras Notícias