Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Conselho de Redacção da Lusa dá parecer positivo à nova Direcção de Informação

O Conselho de Redacção da Lusa deu parecer positivo à nomeação de Nuno Simas, Vítor Costa e Ricardo Jorge Pinto para a Direcção de Informação da agência noticiosa, que desde segunda-feira é liderada por Pedro Camacho.

Correio da Manhã
Lusa 08 de Outubro de 2015 às 02:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O jornalista Nuno Simas continua nesta equipa como director-adjunto, mantendo assim a mesma função que desempenhava na anterior equipa, liderada por Fernando Paula Brito, enquanto Ricardo Jorge Pinto passa de director-adjunto a subdirector.

 

A principal novidade é a entrada de Vítor Costa, que até aqui era editor da secção de economia.

 

Na nota à redacção em que comunica que deu parecer positivo à nova direcção, o Conselho de Redacção disse que quarta-feira teve uma reunião com o director Pedro Camacho, na qual foi assegurado que "as coisas boas que a anterior direcção fez são para manter, nomeadamente ao nível da pacificação da redacção e da defesa dos valores do jornalismo" e garantiu que não veio para a agência "para mercantilizar a informação da Lusa".

 

A Direcção de Informação manifestou ainda aos representantes dos jornalistas a "intenção de reforçar o papel da Lusa, nomeadamente ao nível da rede internacional", mas também referiu as limitações a que a empresa ainda está sujeita, lembrando que "o contrato com o Estado ainda não foi assinado, o que torna o futuro numa incógnita".

 

Já na nota à redacção assinada por Pedro Camacho e Nuno Simas, estes disseram acreditar que a nova equipa irá garantir "o jornalismo de qualidade, rigor, independência e pluralismo que é e deve continuar a ser a preocupação central da Lusa" e que tem também o necessário para "responder aos desafios que hoje se colocam à agência, reforçando a sua notoriedade nos mercados interno e externo, a sua capacidade de intervenção multimédia, a sua ligação às comunidades nacionais e da lusofonia e também a sua aproximação à sociedade civil".

 

No início de Setembro deste ano, o Conselho de Administração da Lusa tornou público o afastamento como director de informação de Fernando Paula Brito, que estava em funções desde 2011, e a sua substituição por Pedro Camacho, que foi jornalista do jornal Público e do Diário de Notícias e director da revista Visão.

 

Na altura, a presidente do Conselho de Administração, Teresa Marques, disse que a destituição acontecia no âmbito da reorganização da agência, que pretende alguém com mais experiência de gestão no cargo de Director de Informação, rejeitando qualquer intervenção da tutela.

Ver comentários
Saber mais Nuno Simas Fernando Paula Brito Ricardo Jorge Pinto Vítor Costa Conselho de Redacção Lusa media agências noticiosas
Outras Notícias