Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Conselho superior aprova lista de Santos Ferreira para o BCP

Candidatura vai ser proposta hoje. Eureko, Berardo e Sonangol serão subscritores. Além dos gestores da CGD, o elenco inclui directores do BCP, de diferentes sensibilidades.

Maria João Gago mjgago@negocios.pt 28 de Dezembro de 2007 às 00:01
  • Partilhar artigo
  • ...

A candidatura da equipa de Carlos Santos Ferreira à administração do BCP foi ontem aprovada pelo conselho superior do banco, na última reunião deste órgão que foi presidida pelo seu fundador, Jorge Jardim Gonçalves.

Além dos três gestores que vêm da Caixa Geral de Depósitos - Santos Ferreira, Armando Vara e Vítor Fernandes -, o elenco inclui quatro membros da alta-direcção do BCP, que representam diferentes sensibilidades.

Paulo Macedo e José João Guilherme espelharão a linha mais tradicional do banco, na medida que integravam a lista que era liderada por Filipe Pinhal - o ainda presidente que está no BCP desde a fundação - e que foi "obrigada" a desistir por recomendação do Banco de Portugal.

Luís Pereira Coutinho e Nelson Machado serão mais próximos da ala que até ao final de Agosto se revia no anterior presidente. Aliás, o primeiro gestor, que é responsável pelo Millennium na Polónia, chegou a ser proposto para a administração por Paulo Teixeira Pinto. O segundo, que esteve no Millennium da Grécia e entrou para o grupo com a aquisição do BPA, será próximo de Francisco Lacerda, gestor que apoiou Teixeira Pinto.

A versão final da lista permite ainda a leitura de que o BCP está em maioria numa candidatura que integra gestores oriundos deste banco e do seu eterno rival, a CGD, única instituição bancária portuguesa que, em 22 anos de história, o grupo financeiro privado nunca conseguiu ultrapassar em dimensão. O BCP chegou a liderar nos lucros, mas este ano deverá perder o primeiro lugar deste "ranking".

Outras Notícias