Empresas Consórcio Elos já investiu 150 milhões no TGV Poceirão-Caia

Consórcio Elos já investiu 150 milhões no TGV Poceirão-Caia

Consórcio liderado pela Soares da Costa e pela Brisa vai iniciar obras no terreno ao longo do próximo trimestre "se não houver nada em contrário", disse Pedro Gonçalves
Maria João Babo 04 de abril de 2011 às 13:22
O presidente executivo da Soares da Costa, Pedro Gonçalves, disse hoje na apresentação de resultados anuais do grupo que o consórcio Elos, que lidera em conjunto com a Brisa, terá já investido mais de 150 milhões de euros no troço da alta velocidade entre Poceirão e Caia.

O responsável explicou que neste momento o agrupamento continua a desenvolver a fase de projecto e anteprojecto, assim como os levantamentos topográfico e cadastral e arqueológico, não tendo sido ainda iniciados os trabalhos de execução da obra.

"Se não houver nada em contrário, os trabalhos poderão iniciar-se ao longo do próximo trimestre", afirmou Pedro Gonçalves, que alertou para que não se menospreze "a quantidade de trabalho que já está hoje realizado".

Como afirmou, de acordo com a administração do consórcio Elos, no final de 2010 tinham sido já investidos 100 milhões no projecto, que aguarda ainda visto prévio do Tribunal de Contas.

No final do primeiro trimestre, segundo o responsável, o investimento teria já ultrapassado os 150 milhões.

Caso o projecto não vá frente, Pedro Gonçalves disse que um valor de indemnização, no caso de existir, só poderá ser discutido no momento em que a questão se colocar.

O troço da alta velocidade Poceirão-Caia é um dos projectos que está a ser reavaliado pelo grupo de trabalho das Parcerias Público-Privadas.

Já relativamente a um pedido de compensação ao Estado pelos custos incorridos na preparação da proposta para o concurso Lisboa-Poceirão, que o Governo anulou, Pedro Gonçalves disse que "o assunto está para decisão do conselho de administração do Elos".

Em sua opinião, no entanto, "se existem mecanismos previstos no Código dos Contratos Públicos é normal que sejam utilizados do lado dos concorrentes".




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI