Notícia
Consórcio Elos já investiu 150 milhões no TGV Poceirão-Caia
Consórcio liderado pela Soares da Costa e pela Brisa vai iniciar obras no terreno ao longo do próximo trimestre "se não houver nada em contrário", disse Pedro Gonçalves
- Assine já 1€/1 mês
- 20
- ...

O responsável explicou que neste momento o agrupamento continua a desenvolver a fase de projecto e anteprojecto, assim como os levantamentos topográfico e cadastral e arqueológico, não tendo sido ainda iniciados os trabalhos de execução da obra.
Como afirmou, de acordo com a administração do consórcio Elos, no final de 2010 tinham sido já investidos 100 milhões no projecto, que aguarda ainda visto prévio do Tribunal de Contas.
No final do primeiro trimestre, segundo o responsável, o investimento teria já ultrapassado os 150 milhões.
Caso o projecto não vá frente, Pedro Gonçalves disse que um valor de indemnização, no caso de existir, só poderá ser discutido no momento em que a questão se colocar.
O troço da alta velocidade Poceirão-Caia é um dos projectos que está a ser reavaliado pelo grupo de trabalho das Parcerias Público-Privadas.
Já relativamente a um pedido de compensação ao Estado pelos custos incorridos na preparação da proposta para o concurso Lisboa-Poceirão, que o Governo anulou, Pedro Gonçalves disse que "o assunto está para decisão do conselho de administração do Elos".
Em sua opinião, no entanto, "se existem mecanismos previstos no Código dos Contratos Públicos é normal que sejam utilizados do lado dos concorrentes".