Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Consumo de gasóleo e gasolina volta a diminuir em Setembro

O consumo total de combustíveis aumentou em Setembro quando comparado com o mês anterior, pelo terceiro mês consecutivo. Um comportamento justificado pelo consumo de GPL. Já a gasolina e o gasóleo, que tinham registado um acréscimo nas vendas em Agosto, voltaram a diminuir.

Bloomberg
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 02 de Dezembro de 2013 às 16:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

O consumo de combustíveis aumentou 0,03%, em Setembro quando comparado com Agosto. Já em termos homólogos a tendência continua a ser de queda, recuando 5,7%, de acordo com os dados divulgados pela Direcção-Geral de Energia.

 

A contribuir para a subida mensal esteve essencialmente o GPL, uma vez que as vendas de gasolina e gasóleo registaram quebras de 0,18%, em ambos os casos.

 

Em termos homólogos, o GPL é também o único a conseguir registar um aumento no consumo, desta feita de 25,5%. Já o gasóleo registou uma diminuição de 5,4% e as gasolinas de 6,4%. E neste último segmento, o consumo de gasolina sem chumbo de 98 octanas diminuiu 12,6% e a de 95 octanas caiu 5,9%.

 

O consumo de combustíveis tem vindo a diminuir, a reflectir, numa primeira fase o aumento dos preços dos combustíveis. E, numa segunda fase, a perda de poder de compra por parte das famílias, que viram os seus rendimentos diminuírem, pelo aumento de impostos e pelo aumento do desemprego, que retirou rendimentos a muitas famílias.

 

Ao longo de 2013 houve alguns alívios nesta tendência. Em Abril e em Agosto verificaram-se subidas mensais ligeiras no consumo de gasóleo rodoviário e de gasolina. Mas, aparentemente, foram casos isolados não reflectindo ainda uma recuperação deste mercado.

Ver comentários
Saber mais combustíveis gasóleo gasolina DGE GPL
Mais lidas
Outras Notícias