Construção Contratos de obras públicas caem 28%

Contratos de obras públicas caem 28%

No primeiro trimestre foram anunciados mais concursos de obras públicas, mas os contratos celebrados caíram pelo 15.º mês consecutivo. Os contratos promovidos superam em 4,5 vezes os assinados.
Contratos de obras públicas caem 28%
Reuters
Negócios 30 de maio de 2016 às 12:19

O volume de obras públicas anunciado em Março foi de 154 milhões de euros, o que eleva para 383 milhões de euros o total de empreitadas promovidas no primeiro trimestre deste ano, revela o barómetro das obras públicas divulgado pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) esta segunda-feira, 30 de Maio.

Este valor de obras públicas promovidas representa um crescimento de 27,7% face ao trimestre homólogo de 2015, mas continua a significar uma divergência relativamente à evolução do volume de contratos celebrados.

De acordo com a AICCOPN, os contratos celebrados no primeiro trimestre e reportados ao Observatório das Obras Públicas somaram 181 milhões de euros, o que representa uma quebra de 28% face ao ano passado.


"Trata-se do 15.º mês consecutivo em que se verifica uma variação homóloga negativa na contratação celebrada e registada", afirma a associação.

Segundo o barómetro das obras públicas, os contratos celebrados em resultado de ajustes directos somaram 81 milhões de euros, menos 3% em termos homólogos. Já os contratos celebrados em resultado de concursos públicos promovidos totalizaram 88 milhões de euros, ou seja, pouco menos de metade (46%) do que o verificado no primeiro trimestre de 2015.

"A divergência entre o volume total de anúncios de obras e o respectivo volume de contratos celebrados no âmbito de concursos públicos volta a acentuar-se significativamente", sublinha a AICCOPN, acrescentando que no primeiro trimestre deste ano, o total de concursos promovidos foi 4,5 vezes superior ao de contratos celebrados.

Esta diferença tem vindo a acentuar-se nos últimos anos e é um dos motivos de crítica do sector. Em 2015 foram promovidos 1.237 milhões de euros de concursos públicos e adjudicados apenas 588 milhões, depois de em 2014 as promoções de concursos terem somado 1.586 milhões de euros e a contratação não ter ido além dos 1.169.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI