Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CP investiga avaria em Alfa Pendular que podia causar descarrilamento

Uma avaria num Alfa Pendular, que fazia o trajecto entre Lisboa e Braga, poderia ter resultado num descarrilamento, o que impediu o veículo de continuar a viagem.

Negócios 18 de Setembro de 2018 às 10:19
Uma avaria num Alfa Pendular, que fazia o trajecto entre Lisboa e Braga, poderia ter resultado num descarrilamento, o que impediu o veículo de continuar a viagem.

De acordo com o jornal Público, o Alfa Pendular interrompeu a viagem em Campanhã após os rodados terem começado a incandescer. O fumo nos rodados podia ter acabado num descarrilamento: o rolamento da caixa de eixos avariou e o veio da transmissão (onde as rodas assentam) fundiu. Os passageiros acabaram por ser encaminhados para outro comboio e o Alfa recolheu às oficinas de Contumil. 

Pedro Conceição, ex-quadro da EMEF (empresa que faz a manutenção dos comboios) e engenheiro especialista em manutenção ferroviária, "um rolamento gripar é um fenómeno que pode acontecer a qualquer momento, mesmo quando a manutenção é perfeita e até pode acontecer com rolamentos novos… basta que tenham um defeito de fabrico ou sido sujeitos a mau manuseamento".

Mesmo assim, na sequência deste incidente, a Comboios de Portugal (CP) e a GPIAAF (Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários) abriram um inquérito para a apurar. 
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio