Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cuidado com os números de telefone começados por 607

Estas ligações têm um custo superior e não estão barradas. Tenha cuidado quando liga para os números começados por 607 e garanta que conhece antecipadamente os custos.

Consumidores reclamam dos preços, mas operadores também
Alexandra Machado amachado@negocios.pt 10 de Dezembro de 2012 às 13:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Anacom já inibiu a actividade a cinco empresas de audiotexto que alegadamente ludibriavam os clientes que contactavam.

 

Por isso, há que ter cuidado quando faz ligações para os números iniciados por 607. Muitas vezes, a troco de um prémio, as empresas de sondagens ou televoto pedem para ligar um número começado por 607. Mas a Anacom adverte que esta chamada pode custar-lhe muito dinheiro e sem qualquer prémio. Há casos em que as chamadas chegam a atingir 30 euros.

 

A Anacom alerta que quando está a ligar para um número começado por 6xx é uma chamada de valor acrescentado, ou seja, mais cara. Há vários serviços disponibilizados com esta numeração: 

601 serviços de audiotexto em geral, ou seja, todos os que não tenham um indicativo específico (por exemplo, “as linhas da amizade”)
607 serviços de televoto
608 serviços de vendas (marketing, angariação de fundos sem fins de caridade, gravação e divulgação de mensagens comerciais, etc.)
646 serviços de concursos, passatempos e divulgação dos respetivos resultados
648 serviços de natureza erótica ou sexual

 

Só que ao contrário do que acontece com os números iniciados por 601, 608, 646 ou 648 que estão, automaticamente, barradas, o mesmo não acontece com os números iniciados por 607. Se nos primeiros casos, o consumidor só pode ligar para os números quando solicita desbarramento, no 607 a regra é a contrária.

 

E, por isso, a Anacom adverte que quando liga para um 607 "quem o apresenta é um funcionário da empresa de serviços de audiotexto e não da empresa que lhe presta o serviço telefónico". Por outro lado, os custos dessas chamadas são variáveis, mas sempre superiores a uma ligação normal. Pode atingir 3,49 euros por minuto.

 

O que a empresa de audiotexto é obrigada?

A empresa de audiotexto é obrigada a ter uma gravação audível para quem liga para estes números informando o tipo de serviço e o respectivo preço.

 

Por outro lado, durante a chamada, tem de se ouvir um sinal que marca a passagem de cada minuto.

Ver comentários
Saber mais 607 números de telefone Anacom
Mais lidas
Outras Notícias