Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

DBRS desce rating do Montepio

A agência canadiana de notação financeira reviu em baixa a classificação da dívida de longo prazo da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), de BB (high) para BB. Já o "outlook" melhorou, de negativo para estável.

Montepio tem a taxa de juro mais elevada
Entre os bancos que definem a remuneração do depósito em função da relação do cliente, o Montepio oferece o juro mais alto: 1,3%, em média, no prazo de 12 meses. Com um mínimo de investimento de cinco mil euros, o 'Montepio 4D' obriga os clientes a terem pelo menos quatro produtos. Caso contrário, paga 0,25%, em média.
Negócios 30 de Setembro de 2016 às 20:25
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...

A DBRS cortou em um nível a notação da dívida do Montepio, para BB (segundo nível da categoria especulativa, o chamado ‘lixo’), informou a instituição financeira em comunicado à CMVM. Já a perspectiva (outlook) para a evolução da dívida melhorou, de negativa para estável.

"Segundo a DBRS, esta acção é consequência do contexto de baixas taxas de juro, da fraca recuperação económica em Portugal e do complexo enquadramento regulamentar. De acordo com o referido comunicado, a notação atribuída à CEMG continua a reflectir o seu sólido franchise, a sua leal base de clientes e a resiliência dos seus fundamentos, os quais permitiram evitar o acesso ao apoio estatal", sublinha o Montepio no documento enviado à CMVM.

 

A agência de rating destaca ainda "o progresso positivo que a CEMG tem vindo a fazer desde a nomeação da nova administração executiva" e diz que "aguarda uma melhoria gradual da rendibilidade a médio prazo, fruto do programa de redução de custos que foi implementado e dos sinais de estabilização na deterioração da qualidade dos activos, em resultado das medidas de gestão tomadas". 

A DBRS é uma das quatro agências de "rating" - a par da Standard & Poor's, Moody's e Fitch - cujas avaliações são consideradas pelo Banco Central Europeu ao aceitar activos como garantia no financiamento que dá aos bancos. 

A agência canadiana utiliza os termos ‘alto’ (high) e ‘baixo’ (low) nas suas notações, associados a letras. Esses termos correspondem aos sinais de ‘+’ e ‘-’ atribuídos pelas três maiores agências de rating e pela grande maioria das restantes agências.



(notícia actualizada às 20:43)

Ver comentários
Saber mais DBRS Montepio
Outras Notícias