Banca & Finanças Débitos diretos e pagamentos com cartão atingem recorde no verão

Débitos diretos e pagamentos com cartão atingem recorde no verão

O verão de 2019 trouxe mais pagamentos com cartão e valores transacionados mais altos, batendo recordes.
Débitos diretos e pagamentos com cartão atingem recorde no verão
Miguel Baltazar/Negócios
Ana Batalha Oliveira 02 de outubro de 2019 às 11:38

O pagamento por via eletrónica é cada vez mais uma opção escolhida pelos portugueses. Uma tendência que foi visível no verão de 2019: os débitos diretos e as operações com cartão atingiram novos recordes, indica o Banco de Portugal.

Entre julho e agosto deste ano, os débitos diretos processados no Sistema de Compensação Interbancária (SICOI) alcançaram um máximo histórico: 35,1 milhões de operações. No total, foram transacionados mais de 5 mil milhões de euros por esta via.

Nesta rubrica, o crescimento foi de 18,3%, em termos de número de transações, e de 14,3% no que respeita ao valor. "Esta subida reflete uma crescente confiança na utilização deste instrumento em pagamentos regulares pela sua comodidade e segurança", lê-se no comunicado emitido pela instituição.

Já no que toca às operações com cartão, a ascensão em termos homólogos foi de 9,2% para 464,2 milhões de operações e de 7% no valor transacionado, que atingiu os 25.327 milhões de euros.

Estrangeiros gastam mais vezes mas menos

Os dados do Banco de Portugal apontam ainda para um recorde de compras realizadas em Portugal com cartões de pagamento estrangeiros. Foram 25,6 milhões de operações, no valor total de 1.476 milhões de euros. Os estrangeiros gastaram em média 58 euros por transação, abaixo dos 63 euros registados no verão anterior.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI