Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Deloitte é preferida para nova auditora do BCP

Os accionistas do BCP vão ser chamados a escolher entre a Deloitte e a PwC para novo auditor do banco. Comissão de Auditoria recomenda a escolha da Deloitte para o lugar que a KPMG ocupou durante 30 anos.

Maria João Gago mjgago@negocios.pt 28 de Março de 2016 às 21:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A Deloitte deverá ser eleita para ocupar o lugar de novo auditor externo do BCP na assembleia-geral (AG) agendada para 21 de Abril. Esta é a empresa preferida para substituir a KPMG, que auditou as contas do banco liderado por Nuno Amado nos últimos 30 anos, segundo a avaliação feita pela comissão de auditoria. No entanto, os accionistas têm ainda a possibilidade de optar pela PricewaterhouseCoopers (PwC).

De acordo com a convocatória da AG, os accionistas do BCP vão ser chamados a "escolher o auditor externo para o triénio 2016/2018". Como o banco anunciou a 1 de Fevereiro, "a comissão de auditoria seleccionou a Deloitte e a PwC", pelo que os investidores terão de optar por uma destas empresas de auditoria. Uma decisão que deve ter em conta que a comissão de auditoria, liderada por João Matos Loureiro, "manifestou preferência pela eleição da Deloitte".

Independentemente do nome escolhido, a eleição de um novo auditor vai marcar uma ruptura na ligação entre o BCP e a KPMG, que durou 30 anos, já que se iniciou quando o banco foi criado em 1986. Em 2007, um grupo de accionistas chegou a propor a substituição desta empresa pela Deloitte, mas o auditor tradicional acabou por ser reeleito.
Ver comentários
Saber mais BCP Deloitte PwC Nuno Amado KPMG
Mais lidas
Outras Notícias