Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dependência da banca portuguesa ao BCE em mínimos de Fevereiro

Os bancos nacionais reduziram o valor dos financiamentos junto do BCE, em Novembro. O montante total encontra-se no valor mais baixo desde Fevereiro deste ano.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 10 de Dezembro de 2012 às 12:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O valor total dos empréstimos da banca portuguesa junto do Banco Central Europeu (BCE) diminuiu 2,65%, em Novembro quando comparado com o mês anterior, para 54,6 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

Este é o valor mais baixo desde Fevereiro, altura em que a dependência dos bancos em relação à autoridade monetária se encontrava nos 47,55 mil milhões de euros.

Apesar de estar num nível mais baixo, os 54,6 mil milhões de euros representam mais 8,9 mil milhões, ou 19,52%, do que em igual período do ano passado, revela a mesma fonte.

Desde 2008 que a dependência da banca europeia junto do BCE tem vindo a aumentar. Com a crise financeira as instituições fecharam as portas a empréstimos, com receios de que a situação se aprofundasse, especialmente depois da falência do Lehman Brothers. Entretanto, a crise de dívida assolou a Europa, o que também contribuiu para que os bancos tivessem dificuldades em conseguir financiar-se nos mercados.

Ver comentários
Saber mais BCE banca empréstimos financiamento
Mais lidas
Outras Notícias