Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida da Estradas de Portugal agravou-se em 320 milhões, mas menos que o previsto

A dívida da Estradas de Portugal (EP) agravou-se em 320 milhões de euros, em 2012, com um aumento de 10% face ao ano anterior, embora tenha ficado abaixo do previsto, adiantou o presidente da empresa.

Lusa 05 de Fevereiro de 2013 às 19:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

António Ramalho confirmou, em Bragança, à margem de um conselho de administração descentralizado, que "a tendência da dívida, em 2012, foi de aumento, embora cem milhões a menos do que estava previsto no orçamento, o que significa que essa foi a boa notícia".

 

Segundo explicou, as previsões apontavam para que o défice da Estradas de Portugal, do ponto de vista da dívida, fosse mais de 400 milhões de euros, e deve ter andado à volta dos 320 milhões", ou seja "10% de aumento".

 

"Significa basicamente que tivemos um controlo de custos e uma eficiência no modelo que foi suficiente para não crescer tanto quanto aquilo que estava previsto", declarou.

 

Apesar da tendência, o responsável pela empresa pública concordou com as declarações recentes do secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, que disse que "a empresa não é sustentável".

 

"Todos nós percebemos que não é sustentável se todos os anos tiver mais um bilião de dívida. É impossível que os portugueses aceitem pagar impostos para que a Estradas de Portugal tenha mil milhões de dívida por ano. Não pode", afirmou.

 

O problema, segundo disse, é "o endividamento sucessivo" do modelo de financiamento das estradas, nomeadamente das Parcerias Público Privadas (PPP), que "pressupõe 14 mil milhões de dívida nos próximos dez anos", um valor "insustentável" para o responsável da empresa.

 

Para "corrigir" a situação está a ser estudado um novo modelo de financiamento das PPP sobre o qual o presidente da EP não adiantou mais pormenores nem datas relativamente à conclusão dos estudos.

Ver comentários
Saber mais Estradas de Portugal dívida António Ramalho EP
Outras Notícias