Banca & Finanças Domingues admite que concorrentes queixaram-se a Bruxelas da capitalização da CGD

Domingues admite que concorrentes queixaram-se a Bruxelas da capitalização da CGD

Praticamente pela primeira vez numa comissão de inquérito sobre a banca nacional houve um responsável a elogiar a Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia: António Domingues.
Domingues admite que concorrentes queixaram-se a Bruxelas da capitalização da CGD
Correio da Manhã
Diogo Cavaleiro 27 de setembro de 2016 às 16:54

António Domingues admitiu no Parlamento que houve concorrentes, sem os identificar, que se queixaram junto da Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia sobre a capitalização da Caixa Geral de Depósitos.

 

Aliás, segundo disse o novo presidente do banco público na comissão parlamentar de inquérito, "algumas diligências" feitas pelos concorrentes tiveram "alguns efeitos" no calendário da aprovação por Bruxelas da injecção de dinheiro estatal na Caixa.

 

No Verão, foi acordada entre o Estado e aquela direcção da Comissão Europeia a capitalização de até 5.160 milhões de euros na CGD, 2.700 milhões através de dinheiro fresco. O Negócios tinha noticiado que, antes disso, o BCP havia questionado o dinheiro que seria colocado na CGD por eventual distorção de concorrência.

 

Além destas diligências, a crise em Itália também dificultou a tomada de uma decisão política da Comissão Europeia relativamente à capitalização estatal e se esta se enquadrava no quadro de auxílios estatais.

 

Mas, segundo António Domingues, foi essa decisão política que demorou mais tempo já que a parte técnica foi acelerada. Aliás, o novo CEO do banco público fez algo inédito nas comissões de inquérito: elogiou o trabalho da Direcção-Geral da Concorrência. Até aqui, sobretudo no Banif, foram feitas fortes críticas à actuação daquela direcção por alegadamente ser intransigente e não aceitar as opiniões de Lisboa.

 

"Uma actuação extremamente profissional" de uma equipa que percebeu "o sentido de urgência da necessidade de resolver" o problema na CGD. "Foi feito num tempo recorde".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI