Energia Duas empresas chinesas anunciam fusão que vai criar maior eléctrica do país

Duas empresas chinesas anunciam fusão que vai criar maior eléctrica do país

A eléctrica chinesa, a China Guodian Corporation, chegou hoje a acordo para se fundir com a China Energy Corporation, no que dará origem à maior empresa do país nos sectores do carvão e electricidade.
Duas empresas chinesas anunciam fusão que vai criar maior eléctrica do país
Lusa 06 de fevereiro de 2018 às 10:10

Segundo os comunicados enviados pelas duas firmas à bolsa de Xangai, a fusão precisa agora ser aprovada pelos reguladores.

A medida faz parte do esforço de Pequim para reduzir o excesso de capacidade de produção nos sectores do carvão e energia, através da reestruturação das firmas estatais, visando aumentar a rentabilidade e eficiência destas.

Outros sectores do Estado chinês têm sido também submetidos a fusões, com o número total de firmas estatais chinesas a cair para metade, desde as 196 existentes em 2003.


Estas firmas são directamente tuteladas pelo Governo central chinês, através de um organismo conhecido como SASAC (State-owned Assets Supervision and Administration Commission) e dominam os sectores-chave da economia chinesa, ilustrando um sistema que Pequim designa como economia de mercado socialista.




Saber mais e Alertas
pub