Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP paga 1,7% para emitir 750 milhões em obrigações verdes

O spread da emissão foi fixado em 180 pontos base acima do "midswap" do euro, abaixo dos 230 iniciais. A procura superou os 5 mil milhões de euros.

#18 - Antóno Mexia
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

A EDP foi esta terça-feira ao mercado com uma emissão de obrigações verdes a sete anos, na qual arrecadou um montante final de 750 milhões de euros, acima dos 500 milhões estimados no início da operação. 

De acordo com a Bloomberg, o spread da emissão foi fixado em 180 pontos base acima do "midswap" do euro, que está hoje em -0,107%, pelo que a taxa de juro da operação ficou bem abaixo de 2%.

O "spread" inicial era de 230 pontos base, mas tendo em conta que é apenas um valor indicativo, está sujeito a alterações até ao final da operação, dependendo das ordens dos investidores. As obrigações têm maturidade em 15 de abril de 2027.

A "yield" final foi fixada em 1,719%, sendo que os títulos pagam uma taxa de cupão de 1,625%.

Segundo a Bloomberg, a procura atingiu 5,4 mil milhões de euros, o que supera em mais de 7 vezes o montante colocado e 10 vezes o inicialmente previsto.

Esta é já a segunda emissão de "green bonds" por parte da EDP este ano, depois de em janeiro a elétrica liderada por António Mexia ter emitido 750 milhões de euros em dívida híbrida verde.

Os títulos emitidos em janeiro tinham uma maturidade de 60,5 anos e possibilidade de serem reembolsados ao fim de 5,25 anos, sendo que a taxa de juro foi fixada em 1,75%.

Numa emissão comparável à de hoje, que foi realizada em setembro do ano passado, a EDP colocou 600 milhões de euros em obrigações verdes a sete anos com uma taxa de juro abaixo de 0,5%.

Agora a EDP, ao abrigo do seu programa de "green bonds", volta a recorrer ao mercado para obter financiamento que terá que ser alocado em projetos de energia renovável.
 

O CaixaBank é "Lead Manager" desta emissão, na qual participam também o Barclays, BBVA, BofA, Citi, Commerzbank, HSBC, ICBCST, ING, JPM (B&D) e SocGen.

(notícia atualizada às 16:40 com termos finais da emissão)

Ver comentários
Saber mais EDP dívida verde
Mais lidas
Outras Notícias