Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP vai publicar dados da produção online

A EDP lança esta terça-feira uma plataforma na qual vai disponibilizar dados da produção de vários negócios, começando pelo das energias limpas. A empresa vai premiar as melhores soluções para os problemas que os dados revelam.

Bruno Simão/Negócios
Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 25 de Setembro de 2018 às 15:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A EDP Open Data é uma plataforma online lançada esta terça-feira pela EDP, na qual a eléctrica vai publicar os dados operacionais de vários negócios. Para começar, vão estar disponíveis os dados dos parques eólicos e solares da EDP Renováveis, mas o objectivo é incluir informações de todas as centrais do grupo que produzem energia.  

 

O lançamento da plataforma vem com um desafio associado: a EDP incita a comunidade tecnológica a encontrar soluções para problemas operacionais das turbinas eólicas, premiando as "melhores e mais rápidas" equipas com 7.000 euros. Os participantes neste desafio terão de estar, contudo, presentes no evento onde está a ser apresentada a EDP Open Data, o Hack the Wind, à margem da maior conferência mundial de energia eólica, Wind Europe, que tem início esta terça-feira em Hamburgo. Outros desafios serão lançados na plataforma posteriormente.

Através da nova plataforma, "qualquer pessoa pode ver e analisar a produção de energia limpa, a disponibilidade das turbinas e painéis, as condições meteorológicas e outros dados técnicos do grupo EDP", informa a empresa em comunicado.



Esta informação vem também facilitar o desenvolvimento de trabalhos académicos e de projectos de start-ups ligadas à energia, e chega em resposta aos "muitos pedidos" que a comunidade tecnológica dirige à eléctrica, explica a empresa liderada por António Mexia.

"Na EDP, acreditamos que a melhor forma de continuarmos a inovar é através da partilha do conhecimento. Com o EDP Open Data, queremos manter a estreita colaboração da EDP com a comunidade, promovendo a geração de conhecimento e soluções para as unidades de negócio do grupo", destaca António Vidigal, administrador da EDP Inovação. 

Ver comentários
Saber mais Hamburgo EDP Renováveis Wind Europe Hack the Wind Open Data António Mexia EDP Inovação economia negócios e finanças energia empresas tecnologia
Outras Notícias