Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP aumenta investimento na energia eólica para 6,2 mil milhões

A aquisição da Horizon Wind Energy vai implicar um forte aumento no investimento da Energias de Portugal na produção de energia eólica. Até 2010 a empresa liderada por António Mexia vai aplicar 6,2 mil milhões de euros nesta área de negócio, mais do dobro

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 27 de Março de 2007 às 12:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A aquisição da Horizon Wind Energy vai implicar um forte aumento no investimento da Energias de Portugal na produção de energia eólica. Até 2010 a empresa liderada por António Mexia vai aplicar 6,2 mil milhões de euros nesta área de negócio, mais do dobro que o previsto anteriormente, o que vai implicar um crescimento na dívida.

Em 2010 a EDP conta ter uma capacidade instalada de 7,6 mil MW em energia eólica, acima dos 2,1 mil MW no final de 2006 e dos 3,8 mil MW no fim deste ano.

Este plano implica um forte aumento nos investimentos da EDP na energia eólica. O plano estratégico da EDP previa um investimento de 2,6 mil milhões de euros neste negócio, mas agora a empresa portuguesa, com a aquisição da Horizon, pretende aplicar mais 3,5 mil milhões de euros até 2010.

No total, serão aplicados 6,2 mil milhões de euros (3,5 mil milhões nos EUA) no espaço de quatro anos. 2008 será o ano de investimentos mais fortes (2 mil milhões de euros).

No total, o plano estratégico da EDP previa investimentos de 7,6 mil milhões de euros em todas as áreas de negócio, valor que deverá agora superar os 10 mil milhões de euros, tendo em conta os investimentos a realizar pela Horizon.

A EDP, numa apresentação efectuada hoje, salienta que a aquisição da Horizon deverá originar um aumento da dívida da empresa em 3,2 mil milhões de euros até 2010.

Mas a eléctrica adianta que os rácios da dívida deverão melhorar gradualmente depois da aquisição, "para níveis consistentes com o baixo perfil de risco da EDP".

A dívida líquida representa actualmente quatro vezes o EBITDA, rácio que deverá baixar para 3,5 vezes em 2010.

Ver comentários
Outras Notícias