Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP ganha mais uma central no Brasil

“Este investimento dá visibilidade ao crescimento da EDP no Brasil, um país estratégico para a companhia, designadamente na área da produção", refere o CEO da eléctrica.

Negócios 17 de Dezembro de 2012 às 07:47

A EDP ganhou na sexta-feira a construção de mais uma barragem no Brasil. A concessão foi ganha em leilão. Segundo António Mexia, "este investimento dá visibilidade ao crescimento da EDP no Brasil, um país estratégico para a companhia, designadamente na área da produção".

 

O aumento do negócio na área da produção, em detrimento da área de distribuição, é uma opção estratégica já anunciada pela EDP no Brasil. A concessionária em causa é a EDP - Energias do Brasil, detida em 51% pela EDP e cotada na Bolsa de Valores de São Paulo.

 

A central hidroeléctrica em causa é a de Cachoeira Caldeirão, tendo o leilão  disso realizado na sexta-feira pela Agência Nacional de Energia Eléctrica.

 

O projecto irá traduzir-se num investimento estimado de 1,1 mil milhões de reais (405 milhões de euros à cotação actual) sendo este montante previsivelmente alocado em 16% em 2013, 43% em 2014, 35% em 2015 e 6% em 2016. Além disso, deverá ser financiado em 60% através de dívida de longo prazo. A central hidroeléctrica com capacidade instalada de 219 MW será construída no estado Brasileiro do Amapá, no rio Araguari e "irá permitir o reforço da presença da EDP Brasil no mercado de produção", acrescenta a empresa em comunicado emitida na sexta-feira.

 

O  comunicado conclui que as condições do CAE contratado no leilão de electricidade incluem a venda de 129,7 MW médios por um período de 30 anos a partir de Janeiro de 2017 e a um preço de venda de R$95,31/MWh, a preços nominais de Dezembro de 2012, sendo actualizados à taxa de inflação do Brasil medida pelo índice IPCA.

Ver comentários
Saber mais EDP António Mexia Brasil
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio