Notícia
EDP gasta 177 mil euros para remover ninhos de cegonhas de locais eléctricos
A EDP Distribuição vai realizar uma campanha de remoção de ninhos de Cegonha Branca, construídos em locais considerados críticos para a manutenção do serviço da rede aérea de distribuição de energia eléctrica no último trimestre do ano em curso. Ao todo s
A EDP Distribuição vai realizar uma campanha de remoção de ninhos de Cegonha Branca, construídos em locais considerados críticos para a manutenção do serviço da rede aérea de distribuição de energia eléctrica no último trimestre do ano em curso. Ao todo são 282 ninhos identificados e o custo total é de 177 mil euros.
Em comunicado a maior eléctrica nacional explica que esta acção "integra-se no seu Plano de Promoção da Melhoria da Qualidade de Serviços Técnicos".
"Numa acção devidamente autorizada pelo Instituto de Conservação da Natureza (ICN), que decorrerá até Dezembro e que contará com o apoio de técnicos daquele organismo prevê-se a retirada de ninhos (282 ninhos) e a transferência de locais de nidificação para apoios dedicados nas áreas onde seja tecnicamente reconhecida a sua necessidade", sublinha a mesma fonte.
A EDP explica que esta operação tem como objectivo "minimizar o número de interrupções de fornecimento de energia decorrentes de acidentais contactos com os condutores em tensão, provocados pelas cegonhas durante os períodos em que se verifica a ocupação e utilização dos ninhos".
A iniciativa irá também "minimizar o número de acidentes mortais por electrocussão, registados com aquelas aves principalmente durante o período da nidificação. Assim, procuraremos conciliar a melhoria da qualidade de serviço da rede eléctrica com a preservação da espécie", acrescenta a eléctrica.