Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP inaugura parque eólico num investimento de 11,5 milhões (act.2)

A Electricidade de Portugal (EDP) inaugurou hoje o terceiro parque eólico, situado no Cabeço da Rainha, num investimento total que ascendeu aos 11,5 milhões de euros (2,3 milhões de contos), revelou hoje a empresa.

Ricardo Domingos rdomingos1@gmail.com 06 de Julho de 2001 às 16:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

(actualiza com declarações do primeiro-ministro)

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] inaugurou hoje o terceiro parque eólico, situado no Cabeço da Rainha, num investimento total que ascendeu aos 11,5 milhões de euros (2,3 milhões de contos), revelou hoje a empresa.

Esta nova unidade, que será gerida pela empresa de energias renováveis do Grupo, a Enernova, é constituída por 17 aerogeradores de 600 KW de potência unitária, totalizando 10,2 MW de potência instalada.

O investimento do projecto é partilhado pela empresa liderada por Francisco Sanchéz e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

«O objectivo do Governo é ter, em 2010, 39% da nossa energia fornecida por fontes renováveis. Para isso, torna-se necessário um enorme impulso em todo o país, no desmultiplicar de parques como este», afirmou o primeiro-ministro, António Guterres, na cerimónia de apresentação do projecto.

A energia produzida pelo parque eólico de Cabeço da Rainha, é equivalente ao consumo de um aglomerado de 15 mil habitantes.

A Enernova, que foi constituída em 1993, tem um capital social de 3,74 milhões de euros (750 mil contos), sendo detida a 75% pela EDP e a 25% pela Companhia Portuguesa de Produção de Energia (CPPE), unidade da EDP para a área da produção de energia.

O parque eólico localiza-se na serra do Cabeço da Rainha e abrange uma área de 80 hectares, distribuídas pelos concelhos de Oleiros e Sertã.

A EDP encerrou a perder 2,1% para cotar nos 2,80 euros (561 escudos).

Outras Notícias