Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP recebe 33,3 milhões dos subsídios do governo americano para renováveis

A Horizon Wind Energy, filial norte-americana da EDP, recebeu 47,7 milhões de dólares (33,3 milhões de euros) do governo dos Estados Unidos para o desenvolvimento do seu projecto eólico no Estado de Oregon.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 02 de Setembro de 2009 às 09:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 11
  • ...
A Horizon Wind Energy, filial norte-americana da EDP, recebeu 47,7 milhões de dólares (33,3 milhões de euros) do governo dos Estados Unidos para o desenvolvimento do seu projecto eólico no Estado de Oregon.

O governo norte-americano concedeu 502 milhões de dólares (350,8 milhões de euros) em subsídios a uma dúzia de projectos de energia eólica e solar, do Maine ao Sul do Texas, numa primeira ronda de um novo programa de subsídios destinado a estimular o investimento nas energias renováveis, refere o “The Wall Street Journal” na sua edição de hoje.

A Horizon, comprada em 2007 pela Energias de Portugal, recebeu 47,7 milhões de dólares destes subsídios para 97 Megawatts de capacidade instalada.

O programa cumpre dois dos objectivos da Administração Barack Obama: criar emprego e incentivar o desenvolvimento das energias renováveis, refere o mesmo jornal.

A espanhola Iberdrola foi a empresa que recebeu a maior fatia destas subvenções: 294 milhões de dólares (205,5 milhões de euros) para cinco projectos.

Entre outros beneficiários desta adjudicação de fundos contam-se a First Wind Energy Holdings - uma empresa apoiada pela “private equity” Madison Dearborn Partners e pelo “hedge fund” D.E. Shaw -, que recebeu três subsídios no total de 74 milhões de dólares para parques eólicos nos Estados de Nova Iorque e do Maine, bem como a EverPower Wind Holdings, que obteve 42,2 milhões de dólares para o seu projecto na Pensilvânia, refere o “WSJ”.

As ajudas são proporcionais aos investimentos que cada empresa realizou nos Estados Unidos, salienta por seu lado o “Cinco Días”.

Estes subdídios, atribuídos pelo governo Obama no âmbito do seu programa de recuperação económica, ajudarão nos custos de construção de parques eólicos. No caso da Horizon, trata-se do parque eólico Wheat Field, em Arlington, no Oregon - Estado norte-americano onde a Iberdrola também tem os projectos de energia eólica de Pebble Springs (Arlington) e Hay Canyon (Moro).

O parque de Wheat Field tem 97 megawatts de capacidade instalada e foi o primeiro projecto da EDP Renováveis a receber subsídio, refere o "Expansión".

A construção de projectos de parques eólicos custa, tipicamente, dois milhões de dólares por megawatt, sublinha o “Oregon Environmental News”.

Ver comentários
Outras Notícias