Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP Renováveis com novo contrato na Europa de Leste totaliza 485 milhões de euros na região

Empresa de energia eólica vai financiar dois parques eólicos na Polónia com o recurso ao "project finance". Forma de financiamento já totaliza 485 milhões de euros no leste europeu, 40 milhões dos quais com estes dois parques.

Pedro Elias/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 19 de Dezembro de 2013 às 19:38
  • Partilhar artigo
  • 6
  • ...

A EDP Renováveis firmou um novo acordo de financiamento para dois parques eólicos na Polónia. A operação eleva a carteira de projectos financiados através de um instrumento designado de “project finance” para cerca de 485 milhões de euros na Europa de Leste.

 

Foi contratada pela Renováveis uma dívida de longo prazo de 168 milhões de zlotys (40,2 milhões de euros) para financiar estes dois parques que entraram em operação este ano e cuja capacidade instalada total é de 50 megawatts. O dinheiro deverá ser recebido pela empresa até ao final do ano.

 

Os parques eólicos polacos já tinham começado a funcionar em 2013 mas foi agora contratualizada a forma de financiamento. Será através de um “projecto finance”, uma forma de financiamento que permite investir em infra-estruturas que iriam exigir, de outra forma, um grande investimento inicial.

 

De acordo com o comunicado da companhia enviado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, este é o sexto “project finance” da participada do Grupo EDP na Europa de Leste. O quinto foi anunciado também em Dezembro.

 

Este é um instrumento de financiamento de longo prazo em que a dívida é paga com o recurso exclusivo ao montante gerado pelo projecto. As garantias para esse financiamento são, precisamente, os seus activos. Na prática, é o próprio projecto que garante o respectivo financiamento.

 

Com as seis estruturas contratuais deste género de financiamento na região, a empresa sob direcção de Manso Neto totaliza 485 milhões de euros, “o que demonstra a capacidade de execução da EDP Renováveis no desenvolvimento de projectos de elevada qualidade e no desenho de estruturas financeiras sólidas”.

 

“A estratégia de financiamento da EDPR baseia-se na contratação de dívida de longo prazo em moeda local a preços competitivos, com o objectivo de minimizar os riscos de refinanciamento e de reduzir os riscos de variações cambiais”, explica a empresa no mesmo documento.


A EDP Renováveis tem activos na Polónia e na Roménia, sendo que na Europa também marca presença na Península Ibérica mas também França e Bélgica. América do Norte e Brasil são os restantes mercados.

Ver comentários
Saber mais EDP Renováveis Manso Neto project finance
Outras Notícias