Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP vende posição na Optimus à Thorn Finance por 315 milhões (act)

A Electricidade de Portugal (EDP) anunciou hoje a venda da posição de 25,49% detida na Optimus à Thorn Finance por 315 milhões de euros, segundo um comunicado da empresa.

Ricardo Domingos rdomingos1@gmail.com 25 de Março de 2002 às 15:03
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Electricidade de Portugal (EDP) anunciou hoje a venda da posição de 25,49% detida na Optimus à Thorn Finance por 315 milhões de euros.

A venda será realizada através da OPTEP, uma empresa detida a 100% pela EDP e que controla a 093X, a empresa que detém os 25,49% para da operadora móvel do Grupo Sonae. A Thorn Finance é uma empresa com sede no Luxemburgo.

A decisão de venda foi imposta pelo regulador das telecomunicações nacional, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), devido ao facto de uma empresa de telecomunicações não poder deter mais de 10% numa concorrente sua, o que era o caso, uma vez que a Oni Way, consórcio vencedor para a exploração de uma licença móvel de terceira geração (UMTS), é controlada pela empresa liderada por Francisaco Sánchez. A data limite para a venda desta posição imposta pela Anacom terminava a 31 de Março.

«A venda da OPTEP pela EDP é o resultado de uma alteração estratégica dos seus interesses no sector das telecomunicações. Dentro desta estratégia, a posição da EDP na sua sub-holding ONI foi transferida pela OPTEP para a EDP. Consequentemente, a EDP detém actualmente através da ONI, todos os seus interesses neste sector», explicita a eléctrica em comunicado.

Com esta operação, que foi assessorada pela JP Morgan, a EDP deixa de ter qualquer posição no capital da Optimus.

As acções de ambas as empresas foram suspensas antes da publicação deste anúncio, tendo regressado à negociação às 14h45. Os títulos da EDP subiam 0,42% para os 2,41 euros, enquanto a Sonae.com mantinha-se inalterada nos 3,17 euros.

Ver comentários
Outras Notícias