Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

El País: Caixabank lança OPA sobre BPI

O Caixabank lança esta terça-feira uma OPA sobre 100% do BPI, revela o El País citando fontes de mercado. A instituição financeira catalã condiciona a oferta ao controlo de mais de metade do capital da instituição liderada por Fernando Ulrich.

Negócios 17 de Fevereiro de 2015 às 01:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 18
  • ...

O Caixabank deverá anunciar ainda antes dos mercados abrirem esta terça-feira uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital do BPI, de acordo com o que está a revelar o El Pais. A instituição financeira catalã, o grupo La Caixa, detém já 44,1% do BPI mas está limitada a 20% dos votos. 

 

O jornal espanhol não diz a que preço será lançada a OPA, revelando apenas que a contrapartida será em dinheiro. O BPI fechou ontem segunda-feira a 1,043 euros a valer mais 3,37% que na sexta-feita, numa sessão em que o PSI20 subiu 0,04%.

 

De acordo com o El Pais, o Caixabank condicionará o sucesso da OPA ao controlo de mais de metade dos direitos de voto. Espera-se que ainda antes da abertura dos mercados, as condições da Oferta sejam conhecidas atraves do site da CMVM.

 

O BPI está na corrida para a comprar do Novo Banco e o Caixabank revelava em Outubro que iria apoiar a instituição liderada por Fernando Ulrich no estudo para a compra do banco que ficou com os activos saudáveis do BES. 

 

O segundo maior accionista do BPI, a seguir ao Caixabank, é a Santoro da empresária angolana Isabel dos Santos, com cerca de 20%. Segue-se o Grupo Allianz com cerca de 8%.

 

De acordo com o El País, os supervisores, que terão de aprovar a operacao, vêem com bons olhos a oferta. No actual quadro, o próprio BCE terá de se pronunciar.  

 

O BPI encerrou o ano de 2014 com prejuízos de 161,6 milhões de euros, perdas explicadas pela venda da dívida pública e custos com o apoio do Estado.

 

Ver comentários
Saber mais BPI banca Caixabank Espanha
Outras Notícias