Empresas Empresa da gigante mundial Maersk vende negócio português de reboques portuários

Empresa da gigante mundial Maersk vende negócio português de reboques portuários

A Svitzer, companhia dinamarquesa de reboque portuário, que pertence à gigante mundial Maersk, anunciou esta quarta-feira que pretende vender a sua operação em Portugal à Pioneiro do Rio, Serviços Marítimos.
Empresa da gigante mundial Maersk vende negócio português de reboques portuários
Negócios com Lusa 15 de maio de 2019 às 20:21

A Svitzer, empresa dinamarquesa de reboque portuário, anunciou que vai vender a sua operação portuguesa à Pioneiro do Rio - empresa que tem em Rui Cruz, atual diretor-geral da Svitzer Portugal, um dos proprietários.

 

Em comunicado, a Svitzer diz que o negócio em Portugal se tem confrontado com uma redução de volumes. Além disso, sublinha, a sinergia entre os portos portugueses e a restante carteira da empresa dinamarquesa na Europa e a nível mundial revelou-se "limitada", justifica.

 

Já a Lusa, citando um comunicado dos compradores, refere que, além da empresa de amarração Pioneiro do Rio, também o armador Grupo Sousa vai participar nesta aquisição.

 

"A Pioneiro do Rio e o Grupo Sousa vão adquirir a operação portuguesa da Svitzer, composta por uma frota de 13+2 rebocadores, que prestam serviços nos portos de Lisboa, Setúbal e Sines", refere o mesmo documento.

 

A Svitzer, recorde-se, tem sido alvo de atenções redobradas nos últimos tempos, devido a ser acusada de levar à falência as empresas portuguesas do setor. "Os operadores nacionais queixam-se de abuso de posição dominante e acusam a multinacional de violar as regras da concorrência com a prática de preços predatórios, abaixo de custo. Os sinais apontam para dumping, uma estratégia comercial que consiste na venda de produtos a preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo", referia a SIC no passado mês de março.

 

"Várias empresas portuguesas admitem que a Svitzer quer ter a hegemonia do mercado e acusam-na de estar a preparar terreno para ser a única operadora, o que lhe permitirá ditar os preços", acrescentava na altura aquela estação.  

 

Agora, a empresa decidiu vender as suas operações em Portugal.

 

A Svitzer é o braço operacional, nos reboques, da A.P. Moller-Maersk – mais conhecida como Maersk e a líder mundial do transporte marítimo.




Marketing Automation certified by E-GOI