Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Energy Future Holdings inicia processo de falência após acordo com accionistas

O anúncio acontece numa altura em que a dívida da empresa é semelhante à da Enron em 2001.

A carregar o vídeo ...
Energy Future Holdings Files for Bankruptcy
Negócios 29 de Abril de 2014 às 13:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Energy Future Holdings anunciou o início do processo de falência depois de ter chegado a acordo com os accionistas. Segundo o comunicado da empresa, a eléctrica do Estado do Texas aderiu ao Capítulo 11 da lei de falências dos Estados Unidos.

 

Esta situação permite à empresa norte-americana entrar em processo de reestruturação sem afectar as operações correntes. A companhia garantiu financiamento junto dos credores através de um processo de "debtor-in-possession financing". Esta operação é o único método de entrada de capital numa empresa enquanto decorre um processo de falência.

 

A Energy Future Holdings tem neste momento 49,7 mil milhões de dólares (cerca de 35,9 mil milhões de euros) de dívida, uma situação semelhante à da tecnológica Enron em 2001, ano em que faliu com uma dívida de 48,9 mil milhões de dólares. 

 

O plano de reestruturação da empresa implica a separação da Texas Competitive da Energy Future. Em troca, serão eliminados 23 mil milhões de dólares de dívida da empresa. A companhia esclarece que "não haverá qualquer reestruturação nas actividades da empresa", segundo o comunicado publicado na página oficial.

 

A Energy Future Holdings prevê que o processo de reestruturação esteja concluído em Março de 2015, daqui a 11 meses.

 

A empresa norte-americana do estado do Texas foi adquirida em 2007 por Henry Kravis e David Bonderman, através de um "leveraged buyout". Esta operação, financiada pelo Goldman Sachs, implica o uso de dívida como meio de pagamento pela aquisição do controlo da empresa. 

Ver comentários
Saber mais Energy Future Holdings falência capítulo 11 Estados Unidos energia
Outras Notícias