Media Empresário macaense injecta 15 milhões na dona do Diário do Notícias

Empresário macaense injecta 15 milhões na dona do Diário do Notícias

Kevin Ho será o novo accionista da Global Media, ficando com 30% do capital do grupo. José Pedro Soeiro também fica com 30% do capital, após ficar com as participações de António Mosquito e Luís Montez. BCP e Novo Banco reduzem posições para 10%.
Empresário macaense injecta 15 milhões na dona do Diário do Notícias
Vítor Mota/Correio da Manhã
Sara Antunes 06 de novembro de 2017 às 16:40

A Global Media revelou que os seus accionistas chegaram a acordo para a entrada do empresário macaense Kevin Ho, através da KNJ, no capital da empresa. O empresário vai injectar 15 milhões de euros no grupo, ficando com 30% do seu capital, de acordo com um comunicado enviado para as redacções.

"A injecção de capital permite ao GMG [Global Media Group] investir no seu futuro, implementado um plano estratégico ambicioso focado numa melhoria da capacidade de jornalismo, produção de conteúdos multimédia e globalização", afirma a KNJ em comunicado.

 

Além desta entrada, que já era esperada, há também a transmissão das posições detidas por António Mosquito e Luís Montez para "José Pedro Soeiro, empresário e gestor com participação em empresas portuguesas, angolanas e do Reino Unido", adianta a mesma fonte. Após esta transacção, Pedro Soeiro fica também com 30% do capital da empresa. José Pedro Soeiro, tem 47 anos, é licenciado em Economia e Finanças pela NOVA SBE de Lisboa. Foi sócio da consultora Deloitte até 2006, tendo desde então encetado por uma "carreira de empreendedorismo", detendo actualmente "participações em vários sectores".

O comunicado revela ainda que a injecção de capital por parte de Kevin Ho vai ser usada, "fundamentalmente, em projectos destinados a reforçar a liderança do grupo no digital e à sua internacionalização, especialmente nas geografias onde se fala português e junto das nossas comunidades no estrangeiro".

 

O comunicado diz ainda que as alterações de accionistas também deverão facilitar "os objectivos do grupo, num momento de grandes transformações no sector e de dificuldades no mercado doméstico".

 

Após estas mudanças Joaquim Oliveira fica com 20% do capital da dona de activos como o Diário de Notícias e a TSF. O BCP e o Novo Banco reduzem as suas participações para 10%, cada um.

Antes destas alterações, António Mosquito e Joaquim Oliveira detinham 27,5% cada um, Luís Montez 15%, o BCP 15% e o Novo Banco também 15% da Global Media.

 

Victor Ribeiro continuará a ser o presidente executivo da Global Media. E Daniel Proença de Carvalho manterá o cargo de "chairman", enquanto Kevin Ho vai assumir o cargo de vice-chairman.

(Notícia actualizada às 17:13 com comunicado da KNJ)