Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Encomendas à indústria nacional aumentam 4% em Janeiro

As encomendas à indústria nacional aumentaram em 4%, em Janeiro, face ao mesmo período do ano passado. A contribuir para esta evolução esteve o aumento de 8,9% observado em território nacional enquanto os pedidos do exterior diminuíram em 2,5%.

Negócios negocios@negocios.pt 06 de Março de 2008 às 15:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As encomendas à indústria nacional aumentaram em 4%, em Janeiro, face ao mesmo período do ano passado. A contribuir para esta evolução esteve o ganho de 8,9% observado em território nacional enquanto os pedidos do exterior diminuíram em 2,5%.

"Quando comparadas com o trimestre homólogo terminado em Janeiro, as novas encomendas recebidas na indústria apresentaram uma taxa de variação de 4,0%, o que representou uma desaceleração de 2,4 pontos percentuais (p.p.) face à variação observada no mês anterior", revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta evolução é justificada pelo aumento de 8,9% das encomendas oriundas do mercado interno, uma variação que corresponde a uma desaceleração de 2,3 pontos percentuais, e pela quebra de 2,5% observada nas encomendas do exterior.

No mercado interno, "o agrupamento de Bens de Investimento registou a maior desaceleração, tendo-se situado a sua variação homóloga em 15,7% (25,1% em Dezembro). O contributo mais significativo para a variação positiva do índice total foi dado pelo agrupamento de Bens de Consumo (6,5 p.p.), que resultou de uma variação homóloga de 26,2% (24,9% em Dezembro)".

No mercado externo, "o agrupamento de Bens de Investimento foi o único que registou um comportamento positivo, apresentando uma taxa de variação de 4,3% (2,4% em Dezembro) e um contributo de 1,2 p.p. para a variação positiva do índice total".

Ver comentários
Outras Notícias