Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Endesa propõe dividendo para convencer accionistas a rejeitar OPA da Gas Natural

A Endesa propõe pagar 2,40 euros de dividendo por acção este ano, uma decisão que tem como objectivo convencer os accionistas a não aceitarem a Oferta de Aquisição Pública (OPA) hostil lançada pela Gás Natural. Os investidores vão agora ter de escolher en

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 18 de Janeiro de 2006 às 10:44
  • Partilhar artigo
  • ...

A Endesa propõe pagar 2,40 euros de dividendo por acção este ano, uma decisão que tem como objectivo convencer os accionistas a não aceitarem a Oferta de Aquisição Pública (OPA) hostil lançada pela Gás Natural. Os investidores vão agora ter de escolher entre a OPA e o dividendo.

A eléctrica espanhola, que hoje anunciou lucros recorde em 2005, apresentou a proposta de dividendo. A Endesa está a propor pagar 2,54 mil milhões de euros em dividendos, o que corresponde a 2,40 euros por acção. O dividendo hoje proposto compara com os 0,74 euros de 2004.

A Endesa está a tentar evitar ser adquirida pela Gas Natural que lhe está a lançar uma OPA hostil. A Endesa já recorreu às autoridades espanholas e europeias com o intuito de ver chumbada a OPA, mas até à data sem sucesso. Agora são os accionistas a decidirem e a eléctrica está a tentar tudo para que rejeitem a oferta.

Para além do anúncio de pagamento de dividendo, a Endesa apresentou os lucros de 2005, tendo mais que duplicado os resultados líquidos, ascendendo a 3,18 mil milhões de euros, um valor que compara com os 1,25 mil milhões de euros registados em período homólogo.

As acções da Endesa subiam 0,44% para os 22,70 euros.

Ver comentários
Outras Notícias