Empresas ES Enterprises transferiu 18,5 milhões para Zeinal Bava - Expresso

ES Enterprises transferiu 18,5 milhões para Zeinal Bava - Expresso

A ES Enterprises transferiu 18,5 milhões de euros para uma conta bancária no estrangeiro de Zeinal Bava, noticia este sábado o semanário Expresso.
ES Enterprises transferiu 18,5 milhões para Zeinal Bava - Expresso
Miguel Baltazar
Negócios 14 de maio de 2016 às 13:04
O semanário Expresso noticia este sábado que a ES Enterprises transferiu, em 2012, 18,5 milhões de euros para uma conta bancária no estrangeiro de Zeinal Bava. O antigo CEO da Portugal Telecom confirmou ao jornal a transferência deste montante para uma conta pessoal, bem como a sua devolução no início deste ano "com juros à 'massa falida' da ES International". 

De acordo com o Expresso, Zeinal Bava "negou tratar-se de qualquer remuneração, contrapartida ou remuneração e esclareceu que se tratou de um valor confiado a título fiduciário, que tinha um objecto contratual definido que não veio a ser concretizado, pelo que o dinheiro, 'tal como previsto no contrato', foi devolvido, "capital e juros'". 

Zeinal Bava explica que o "objecto do contrato era financiar a aquisição de acções da PT por um grupo de altos quadros da empresa". O contrato "dependia da privatização total da PT" numa altura em que o Governo ainda detinha uma "golden share" na empresa. 

"Como a privatização não foi concretizada naquele período, e em Junho de 2013 Zeinal Bava deixou a PT (para assumir a presidência executiva da Oi) 'a aquisição das acções directamente ou através de qualquer instrumento derivativo nunca chegou a ser feita'".

O antigo CEO da PT diz ainda ao Expresso que esta transferência nunca foi comunicada aos órgãos socias da empresa "porque nunca foi comprada uma única acção e tratava-se de uma verba relativamente à qual não me foi transmitida propriedade".  

(Notícia actualizada às 13:16)



pub

Marketing Automation certified by E-GOI